segunda-feira, 27 de abril de 2009

Lideranças buscam adesão dos prefeitos ao protesto da UPB.

Verdadeira operação de guerra foi desencadeada por opositores e, também, aliados do governo Wagner para a mobilização rumo à Governadoria, que acontecerá nesta terça, dia 28, em protesto contra a crise nos cofres das prefeituras depois da queda dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A mobilização esteve na pauta de conversa entre aliados e entusiastas do movimento – o deputado federal ACM Neto (DEM), o prefeito João Henrique (PMDB) e o senador César Borges (PR), que estiveram juntos neste domingo, 26, no município de Saúde, no Encontro Educacional promovido pelo prefeito Antonio Fernando (PRP). O assunto foi tema de pronunciamentos durante o evento, que reuniu ainda prefeitos e lideranças como o senador Cristovam Buarque (PDT), o deputado federal Severiano Alves (PDT) e o ex-governador Paulo Souto (DEM).

A marcha dos prefeitos, organizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), entidade liderada pelo PMDB, já é apontada como um ensaio da conformação de um bloco de adversários do governador Jaques Wagner em 2010. A reunião, ontem, no mesmo palanque de representantes do DEM, PMDB, PDT e PR demonstra claramente esta proposição. Especialmente com a presença do senador Cristovam Buarque, pré-
candidato do PDT à presidência da República.
“O encontro aconteceu em torno de duas pautas: a
educação e a defesa dos municípios”, comentou ACM Neto. Ele defende que a mobilização não é um ato contra o governo, mas em defesa dos municípios. Mesmo assim, não deixa de criticar o governo. “Ao tentar boicotar a mobilização, o governo do PT mostra não só o medo de enfrentar as queixas dos prefeitos, como o pouco respeito deste governo com os problemas enfrentados pelas prefeituras com a crise mundial“, alfinetou. O secretário de Relações Institucionais do governo, Rui Costa, não foi encontrado pela reportagem de A TARDE para comentar as declarações do deputado.

Em nota publicada à imprensa, o presidente do PT, Jonas Paulo defende que o PT se afaste da aliança com o PMDB. "Estranho as notícias de que um ministro de Estado esteja incentivando uma manifestação contra o governo do presidente Lula", disse, referindo-se ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que defende a mobilização dos prefeitos.

Articulação – A operação pró-mobilização se dá, sobretudo, nos contatos com aliados visando arregimentar o maior número possíveç de adesões no protesto que será no dia em que Wagner chega de viagem internacional. João Henrique (PMDB) também manifestou, ontem, apoio à mobilização articulada pelo peemedebista e presidente da UPB, Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa. Já ACM Neto confirmou que conversou reservadamente com João sobre as eleições de 2010. “É evidente que o prefeito é um
ator importante nas alianças e que sua presença conosco no palanque tem um efeito simbólico grande”, disse. Esta foi a primeira viagem política do prefeito de Salvador ao interior após ser reeleito.

Fonte: A Tarde

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::By Tony Miranda::
| 2008 |